sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

4 meses, 3 semanas e 2 dias (2007) - 9.8

que filme! 4 meses, 3 semanas e 2 dias é um filme romeno, dirigido e escrito por cristian mungiu. ganhou a palma de ouro no festival de cannes, além de uma lista extensa de outros prêmios. é forte candidato ao oscar de filme em língua estrangeira. li em algum lugar, alguém dizendo que o filme é "denso, tenso e intenso". e é isso tudo mesmo - quiçá mais.
a estudante gabita está prestes a fazer um aborto pelas mãos do sr. bebe. a companheira de quarto otilia - brilhantemente interpretada por anamaria marinca - lhe ajuda. apesar de tratar de um tema polêmico, o filme consegue ter imparcialidade. em momento algum é feita alguma discussão moral sobre o aborto. isso fica a cargo do espectador quando for pro boteco, depois do filme.
mas o que impressiona é o clima de tensão que vai te invadindo. dá um nó esquisito no peito, uma vontade de gritar, um desespero implosivo. e quando termina o filme, você precisa de uns minutos pra retomar o ar.

trailer do filme (só consegui com legendas em inglês)
link para baixar no makingoff.org (as legendas estão em português)

2 comentários:

João Teixeira disse...

Há! Este filme não conseguiu ficar nem entre os noves pré-candidatos, façanha que até "O ano em que meus pais sairam de férias" conseguiu! Tsc tsc tsc. Mas e aí? A maratona parou por que?

Anônimo disse...

é, por que parou?
parou por quê?


beijos matheus!