segunda-feira, 23 de junho de 2008

a vida marinha com steve zissou (2004) - 9.7


esse filme só ajudou a confirmar o wes anderson como meu diretor favorito. os excêntricos tenenbaums (9.9), viagem a darjeeling (9.8) e agora a vida marinha com steve zissou (9.7) são filmes totalmente excelentes.

uma das coisas que mais me impressiona no anderson é o quanto os filmes deles transitam entre uma linha tênue de comédia e drama. é possível ir da risada mais barulhenta às lágrimas nesses três filmes. e esses três filmes têm um tema em comum, que é a relação familiar. seja a maluca família tenenbaums, os irmão em darjeeling ou pai e filho na vida marinha sempre está em jogo o conturbardo ambiente familiar.

e se você pegar o elenco dos filmes verá nomes como owen wilson, angelica houston e o magnífico bill murray se repitirem. isso é um problema? não se o diretor não deixa. e wes anderson não deixa. é como num time de futebol quando o treinador quer levar seus jogadores de confiança para o time que ele vai. esses atores continuam com wes anderson porque são grandes atores e é possível tirar deles o melhor em cada filme.

e aí tem aquela coisa da trilha sonora também. nesse filme, a trilha fica por conta de ninguém menos que seu jorge - que também atua - com versões em português para músicas do david bowie.

enfim, trilha, atuação, fotografia, roteiro; tudo na mais perfeita sintonia. se tivesse que escolher um filme para sobreviver a uma catástrofe mundial que dizimasse todas as obras da sétima arte, escolheria um filme do wes anderson.

trailer
'a vida marinha com steve zissou' no imdb
'a vida marinha com steve zissou' para baixar no makingoff.org

Nenhum comentário: