quinta-feira, 24 de julho de 2008

japón (2002) - 8.8


é o primeiro filme do diretor mexicano carlos reygadas - o mesmo diretor do sofrível batalha no céu. mas ao contrário, esse filme é muito bom: delicado e cru. primeiramente, ele não se perde e nem se compromete nas cenas de sexo explícito. claro, se você não estiver preparado ou acostumado, acaba chocando-se. tirante isso, o filme é um primor.

um homem decide retirar-se num vale longe da cidade do méxico para se matar. lá, ele encontra uma senhora cuja simpatia resiste ao seu sarcasmo e mau humor. esse encontro vai lhe despertando aos poucos uma necessidade indigesta de viver. o filme é uma melancólica ode à vida. e com uma seqüência final que me surpreendeu e emocionou.

esse filme foi a minha primeira incursão na tradução de legendas. pra quem não sabe, muitos dos filmes alternativos disponíveis na internet foram traduzidos pelos próprios internautas a fim de divulgar obras que não chegariam ao brasil. não falo dessa legenda, mas geralmente as legendas dos internautas são bem superiores a legendas oficiais. nesse caso, parti de uma legenda em inglês, recorrendo ao áudio para tirar dúvidas, quando necessário.

imdb
baixar no mko

Nenhum comentário: