quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

33 (2002) - 8.1


'33' é um documentário dirigido e protagonizado por kiko goifman. o doc. mostra a saga de goifman em busca da sua mãe biológica, visto que ele foi adotado. aos 33 anos, goifman estabelece a duração máxima da procura: 33 dias.

o bacana desse documentário é que - e o tema é um prato cheio para tal - não há um apelo para o melodrama barato de quinta categoria augustoliberateano. muito pelo contrário, é mais um documentário policial. e as imagens p&b, juntamente com as luzes, sombras e uma boa trilha dão um ar noir ao filme.

mais bacana ainda são as locações. pois como goifman é de belo horizonte, a busca toda se dá nessa cidade. foi um exercício diferente e gostoso reconhecer o lugar onde você mora na busca do diretor. passagens pelo mercado central, pelo maletta (a 'cantina do lucas' é um dos bares por onde ele passa), pelo parque municipal. enfim, para quem está acostumados com filmes brasileiros se passando em são paulo, rio ou no sertão, ver bh como cenário é deveras bacana.

o melhor de tudo, é o final do filme, que obviamente não contarei. :)

link para o imdb
link para baixar no makingoff.org
site oficial do filme

Um comentário:

Anônimo disse...

O Goifman é um cineasta muito inteligente e consciente do que faz. Ele esteve no Fica esse ano (Festival Internacional de Cinema de Goiás), discutindo o documentário brasileiro. Foi um bom debate, com Jean-Claude Bernardet e Francisco Elinaldo Teixeira, nomes importantes da crítica.

Estou de olho em "Filmefobia". Achei a idéia do filme genial - tu já conheces?

PS: Tinha perdido o endereço desse blog. Aí me lembrei do nome. Aé te mandei um e-mail. Não chegou?