sábado, 5 de setembro de 2009

Lluvia (2008) - 8.0

Hoje tem Brasil x Argentina pelas eliminatórias para a Copa de 2010. E o que isso tem a ver com filmes? Nada.

Mentira. Todo mundo sabe que existe aquela velha rivalidade entre Brasil e Argentina. Boto lenha na fogueira: o cinema brasileiro - salvo raríssimas exceções - precisa aprender muito com o cinema argentino. Via de regra, os brasileiros não conseguem fugir muito do mote pobreza/favela/violência. Sim, esse cenário está mudando - ainda bem! -, mas tem muito caminho pela frente.

Já o cinema argentino - pelo menos os filmes que vi - é capaz de contar uma história, uma história comum e nada além disso. É o caso desse filme.

Alma e Roberto são dois desconhecidos cujas histórias se cruzam num dia chuvoso em Buenos Aires. Alma está saindo de casa e largando o companheiro com quem vivia há nove anos. Roberto, vindo da Espanha, chega a Buenos Aires para enterrar o pai que não via desde os 6 anos. A história começa com Roberto invadindo o carro de Alma, que estava preso num engarrafamento.

A partir daí se desenvolve uma relação de amizade e amor simples, como uma que pode acontecer com qualquer pessoa. Nada resume o filme de melhor forma do que aquilo que está na capa: "Ela não sabe para onde está indo e ele não sabe de onde vem."

E não seria a vida exatamente isso?

Nenhum comentário: