quarta-feira, 18 de novembro de 2009

12 Macacos (1995) - 8.1


Desde que terminou o processo de seleção do doutorado, minha vida resumiu-se a terminar a redação da dissertação do mestrado. E aí, a rotina é estudo o dia inteira e filme antes de dormir. O blog ficou abandonado, mas vou tentar dar uma passada por aqui com mais frequência.

Nas minhas últimas incursões cinematográficas descobri que gosto muito ficção científica. Na verdade, me apaixonei por um filme que vi meses atrás: Quiet Earth (1985). Mas falo dele depois. Hoje eu fico com o "12 Macacos" de Terry Gilliam.

No futuro, o mundo se torna um lugar inabitável depois que, em 1997, 5 bilhões de pessoas morreram por conta de uma contaminação em massa. James Cole (Bruce Willis) volta no tempo para colher informações relevantes para que cientistas possam minimizar os danos da contaminação. Primeiro, ele volta para o ano de 1990. Como todo viajante do tempo, ele é tratado como louco e vai parar numa instituição onde conhece a médica Kathryn Railly (Madeleine Stowe). Ela vê em Cole um rosto familiar, mas não sabe explicar de onde o conhece. Mesmo preso a uma cama, depois de tentar fugir do Hospital, Cole some. Ele volta para o futuro.

Na segunda vez que viaja para o passado, Cole volta em 1996; meses antes dos primeiros casos registrados dos sintomas da infecção. Ele está à procura do "Exército dos Doze Macacos", responsável pelo contaminação. Na segunda visita, Cole novamente se encontra com Railly. O ceticismo da médica desvanece e ela se junta à causa de Cole. Mas o desenvolver dos fatos mostra o quanto as certezas do casal são frágeis.

A nota acompanha a média do IMDB.

Nenhum comentário: