terça-feira, 31 de agosto de 2010

Você conhece o Gigapedia?


Bom, se tem uma coisa que eu admiro na internet é o acesso à informação. E a onda dos e-books é um grande barato figurativa e literalmente. O que se tem de livros eletrônicos por aí não tá no gibi. Inclusive, algumas editores vendem seus livros nesse formato. Com o advento de aparelhos cada vez mais sofisticados, ler arquivos em PDF está cada vez mais fácil. Tudo isto para apresentar um pequeno tutorial do Gigapedia, um dos maiores fóruns de e-books da net.

Falando do minha área, o acervo é incrível! São livros das editores de Harvard, Oxford, Cambridge e outras tantas. Livros que, muito provavelmente, não chegariam às bibliotecas das nossas universidades. Descobri o Gigapedia durante a redação da minha dissertação e posso dizer, sem medo de errar, que mais da metade da minha bibliografia veio de lá. Ainda mais depois que eu decidi estudar esses autores obscuros do século XVIII.

Não há dificuldade para usar o site. Basta se cadastrar e depois buscar aquilo que te interessa. Note que a opção de busca padrão é o Google. Você precisa escolher a opção gigapedia.


Encontrou o livro que você queria? Abra a tópico relativo a ele.


Veja que há várias abas. Obviamente, na aba "Links" estarão os links para você baixar os livros.


Geralmente, você encontra links de vários servidores gratuitos da internet como Megaupload, Rapidshare, Fileserve, Hotfile, etc. Mas há um link bastante comum por lá que é Ifile.it. É bem tranquilo de usar. Basta clicar em "Request Download Ticket" e depois em "Download".


A maioria dos arquivos vem em PDF. Alguns vêm em HTML com um arquivo guia (geralmente nomeado como 'start here'). Há ainda o formato DJVU que pode ser visualizado com o programa disponível nesse site.

Bom, espero que aproveitem tanto quanto eu.

Um comentário:

.Marcelly disse...

ando pensando em tatuar: gigapedia, amor eterno.