sexta-feira, 24 de junho de 2011

de onde vem essa canção: canção materna

teve uma época, no extinto fotolog, que eu contava como criei algumas das minhas músicas. já não lembro quais apareceram por lá, mas resolvi relembrar algumas histórias. a idéia primeira era aproveitar para gravar todas as músicas novamente. farei isso com aquelas que mudaram muito, ou que não tenho mais comigo. e assim nasce mais uma série - requentada - nesse blog: "de onde vem essa canção?"

canção do dia: canção materna

'quer dizer que a madonna te inspira, theus?' me perguntou o lucas quando, em uma festa, eu rabiscava o meu inseparável bloquinho. não. a inspiração não era a madonna. minutos antes, vi minha amiga, iana, com sua filha - acho que não havia completado um ano - duda. iana trocava a fralda de duda enquanto ia conversando com algumas pessoas. foi uma cena simples, corriqueira. mas aí, a duda soltou uma gargalhada gostosa, dessas que toda criança tem guaradada.

daí, vieram os primeiros versos do poema que mais tarde - bem mais tarde - virou canção. a idéia sempre foi fazer a canção numa levada lullaby. por isso, adicionei a famosa 'nana, nenê' ao final.

duas curiosidades em relação à música: foi a primeira vez que usei um dicionário de rimas para encontrar o 'gris' que faz par com o 'giz'. a infância é a referência desses versos. quando pequeno, era uma festa só quando a professora esquecia um toco de giz no quadro. aquilo virava ouro na mão da molecada.

a segunda; quando toquei a música pela primeira vez para iana, duda estava fazendo muita bagunça e não parava quieta. sabe-se lá o porquê, quando comecei a tocar ela ficou toda comportada e ouviu a canção. foi bonito.

era pra ter lançado essa canção no dia das mãe ou pelo menos no mês das mães, mas faltou oportunidade para gravá-la. enfim, cá está.

clique abaixo para ouvir


olha, esse teu risinho
esses teus olhinhos
que me fazem quase crer
que tudo pode ser
que o mundo 'inda tem perdão
é só alguém achar...

mesmo que vá demorar
mesmo que não seja já
há de se encontrar a paz
pra se seguir sem mais

olha, ouve essa canção que fiz
foi quase que por um triz
qu'ela escapou, e eu sei
ao te ver assim, que sei
que não há lugar
pra quem desiste de sonhar

sem ter brincado com giz
pensando que o mundo é gris
esse nunca vai saber
que pode ser feliz

2 comentários:

JC disse...

No aguardo da história por trás do megahit "Palhaço".

garoto roto disse...

como tocando notas, assim,
se tocam pessoas, enfim?

me fez feliz. e hoje eu tava muito precisando.