terça-feira, 8 de janeiro de 2008

eles não usam black tie (1981) - 6.2

assistir a filmes antigos, pode ser um problema. sobretudo se esses filmes forem brasileiros. nada contra o cinema brasileiro. aliás, gosto muito de filmes nacionais. o problema é que durante muito tempo, filme brasileiro era sinônimo de putaria. e mesmo filmes que poderiam se tornar grandes obras, acabavam enfiando uma cena de sexo no meio. é o caso de eles não usam black tie. o filme é baseado na peça homônima de gianfrancesco guarnieri. além de cortar vários trechos da peça, o filme acrescenta trechos desnecessários.
a trama é basicamente a seguinte: depois de saber que a namorada maria está grávida, tião fica na dúvida entre aderir à greve na fábrica onde trabalha, ou trair os companheiros e garantir o ganha pão. o conflito fica maior uma vez que otávio - seu pai - é figura central no movimento grevista.
na primeira apresentação da peça, com o teatro de arena, guarnieri interpretava o tião, personagem principal. no filme, guarnieri interpreta otávio. fernanda montenegro é sua esposa, romana. milton gonçalves o grande amigo bráulio. se tem algo pelo qual valha à pena assistir a esse filme, é por esse trio. o ator que interpreta tião é tão fraco que nem lembro o nome da criatura. a mocinha que interpreta maria, idem.

Nenhum comentário: