terça-feira, 13 de janeiro de 2009

estômago (2007) - 9.7

acho que todo mundo já deve ter visto 'o fabuloso destino de amélie poulain', certo? mas é bem capaz que poucas pessoas tenham visto, do mesmo diretor, o filme 'delicatessen'. pois eu gosto mais deste do que daquele. amélie é um filmaço, muito bonito e a audrey tautou é uma delicinha cremosa. mas 'delicatessen' é bizarramente comovente e engraçado. se você vai ao imdb, vê que o filme consta como 'comédia, drama, horror, fantasia, romance' dentre outros gêneros mais específicos.

"mas que diabos ele está falando de amélie poulain e delicatessen?" - você se pergunta. na verdade, é só uma introdução fuleira para falar do quanto eu gostei de estômago. e numa cena específica, ele me lembrou diretamente o 'delicatessen'. mas falemos do 'estômago'.

que wagner moura e lázaro ramos que nada, rapaz! o nome do cinema nacional é joão miguel. ele fez, dentre os filmes mais conhecidos, 'cinemas, aspirinas e urubus' e 'o céu de suely'. em 'estômago' joão miguel é nonato, um homem que sai do nordeste buscando trabalho em são paulo. lá, acaba trabalhando num boteco copo sujo fazendo coxinhas. as coxinhas viram um sucesso e nonato é convidado para trabalhar num restaurante de bacana. posteriormente, acaba cozinhando para os companheiros de cela na cadeia.

o filme se desenrola simultaneamente nos três momentos da vida de nonato e aos poucos você vai entendendo o porquê dele ter ido parar na cadeia. há - como sempre nessa vida - uma mulher envolvida na história: íria, uma prostituta comilona pela qual nonato se apaixona.

nos três momentos da vida de nonato, você o acompanha cozinhando ou aprendendo a cozinhar, experimentando novos sabores e criando alternativas. e quando um filme sobre culinária é bem feito, ele consegue te deixar com água na boca. 'estômago' é assim. além do mais, a trilha sonora é a cereja do bolo.

e há quem diga que o brasil não precisa de cinema, né mainardinho?

link para baixar no makingoff.org
imdb
trailer

Nenhum comentário: