terça-feira, 13 de janeiro de 2009

jogo de cena (2007) - 9.0


você faz teatro? você já trabalhou com teatro? você gosta de ir ao teatro? você tem qualquer relação, mínima que seja, com o teatro? então esse filme é essencial para você! que delícia de documentário.

eduardo coutinho é o diretor. ele soltou anúncios em busca de mulheres que quisessem contar histórias de suas vidas para as câmeras. 'ah... que melodrama barato!' - você diz. pois, como diria chico, 'não se afobe não, que nada é pra já'.

longe de apelar para um melodrama augustoliberateano, o filme convida atrizes - umas conhecidas, outras não - para [re]contar os depoimentos originais. e é justamente aí que a coisa começa a ficar boa, rapaz. porque quando é o caso da atriz ser conhecida - andrea beltrão, fernanda torres, marília pera - você se depara com o que é o trabalho de uma atriz de verdade. e aí você percebe também a dificuldade filha-da-puta que é encarnar um papel, sobretudo de uma personagem real. personagem não, porque aquelas mulheres não chegam a ser personagens. ou talvez o sejam na medida que estão num filme.

enfim, não bastasse a aula sobre fazer teatro, o filme se torna uma divertida 'brincadeira' de descobrir quem é atriz e quem é dona da história real. e as surpresas acontecem e, inevitavelmente, você se emociona com um depoimento falso/verdadeiro para depois se emocionar novamente com o depoimento verdadeiro/falso. acho que até hoje, não sei se algumas histórias ali foram contadas por atrizes ou pelas próprias mulheres.

é por isso que eu digo, se você tem relação que seja com o teatro, precisa ver esse documentário!

link para baixar no makingoff.org
imdb
trailer

Nenhum comentário: