terça-feira, 9 de junho de 2009

Korolevstvo krivykh zerkal (1964) - 7.0


Faço parte de um fórum de cinema gringo chamado Karagarga. É um fórum fechado com gente de toda parte do mundo e isso faz com que o acervo seja incrivelmente diversificado. Você encontra filmes de todo lugar e de todas as épocas. Diante da variedade fica até difícil escolher quais filmes baixar.

Um dos filmes que tive a oportunidade de assistir foi esse. O que mais me chamou a atenção foi o título. Em inglês, o filme se chama "The Kingdom of Crooked Mirrors". Algo como "O Reino dos Espelhos Tortos/Curvos/Falsos". O nome fica mais claro quando se lê a sinopse.

"Ah, minha garotinha! Se você pudesse dar uma olhada em si mesma com outros olhos que não os seus...". Essa frase é dita pela vó de Olya, uma garotinha desobediente como são, via de regra, as crianças. Mas ao encarar o espelho Olya é levada a um novo mundo. Ao entrar no espelho, se encontra com uma garota idêntica a ela: Yalo. As duas se aventuram por uma terra com espelhos bastante incomuns. Eles refletem o contrário do que as pessoas realmente são. E mais, são feitos por crianças escravizadas pelo Rei Torrap (Parrot que, em português quer dizer Papagaio). Uma dessas crianças é Dneirf (Friend), que se rebela e acaba sendo enviado à Torre da Morte. Olya e Aylo começam uma aventura para salvá-lo.

O filme é bastante divertido. E mesmo sem recorrer a efeitos especiais, creio que deve ser admirado pelas crianças russas. (Ou não. Sei lá eu como são essas pequenos russos hoje em dia.) Mas é um conto bonito que ensina as crianças a importante arte da obediência. Rá!

O diretor russo Aleksandr Rou filmou uma série de contos infantis russos. Talvez assista outros mais pra frente.

O filme não tem legendas em português, mas eu pretendo traduzir em breve.

IMDB

Um comentário:

c. tinôco disse...

será que eu aprendo a importante arte da obediência assistindo-o?