terça-feira, 28 de julho de 2009

casa de espelho recomenda: céu


Na primeira faixa "Sobre o amor e seu trabalho silencioso", CéU canta "Vai pegar feito bocejo". Não que ela esteja falando do seu disco, mas serve. Sabe quando você vê uma pessoa bocejando, não consegue resistir e já abre a boca também? É por aí o que esse disco me causou. E não venham me dizer que estou dizendo que este disco causa sono! É um grande disco!

Sou suspeitíssimo para falar da CéU. Foi uma espécie de paixão à primeira ouvida. Até hoje lembro como a conheci. Vi, no orkut de uma amiga, uma comunidade chamada "Maria do Céu"; e lá estava a foto da cantora. Entrei como quem zapeia a TV, só pra ver do que se tratava. E aí, acabei caindo no myspace. Não me lembro qual foi a música que ouvi naquele dia. Talvez tenha sido "Lenda" do primeiro CD. Só sei que naquele instante, todo um novo horizonte musical se abriu pra mim. A partir da CéU que comecei a procurar por essa nova geração de cantoras brasileiras.

Voltando ao disco, são 13 faixas com o que melhor se pode esperar da CéU. Um disco cheio que suingue, com uma pegada e levada extremamente características. Quando falei do disco do Rodrigo Campos, fiz referência ao Beto Vilares, um dos melhores produtores da atualidade. A parceria Beto Vilares + CéU é uma das felizes parcerias da música brasileira. Pode botar junto aí com Tom + Vinícius sem nenhum exagero. No programa "Pelas Tabelas" do Canal Brasil você pode conhecer um pouco mais sobre a trajetória deles. O programa na íntegra está dividido em quatro partes no youtube: a primeira parte está aqui.

Dizia no começo sobre como o disco me "pegou feito bocejo". Mas é que já na primeira audição, eu me via cantarolando os versos que já conseguia decorar. Versos estes que, em sua maioria, são de autoria da própria CéU. Coisa mais do que louvável numa época em que a maioria das cantoras só regrava sucessos do passado. Não que isso seja demérito, mas é preciso enaltecer quem faz diferente. Com excessão de "Nascente" (letra da Siba) e "Rosa Menina Rosa" (letra e música de Jorge Ben), todas as outras faixas são de autoria da CéU.

Foi difícil escolher quais as amostras pra esse cd. Escolhi as que considero - no momento - as duas melhores. "Ponteiro" e a psicodélica "Espaçonave".


Ponteiro






Espaçonave






Para baixar o disco, clique na imagem.

Nenhum comentário: