sábado, 5 de setembro de 2009

O Mistério do Samba (2008) - 9.0


Eu não era muito de assistir a documentários por um misto de desinteresse e falta de oportunidade. O interesse ainda é parco, mas as oportunidades - graças à Internet - são muitas.

O Mistério do Samba é um documentário dirigido por Carolina Jabour e Lula Buarque de Hollanda (sobrinho do Chico). Conta histórias do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela ou simplesmente Portela.

Da primeira vez que fui ao Rio, me senti um pouco carioca. Na verdade, desde que caí no samba e na bossa, a admiração pela música e pelo jeito carioca veio no pacote. Por isso tudo, assistir a documentários como esse é sempre uma experiência maravilhosa.

É tanta história, é tanta música, é tanta aprendizagem que você fica até meio besta. Os depoimentos de um dos integrantes da Velha Guarda, o Seu Argemiro, são, a um só tempo, engraçados e comoventes. E a câmera fechada nos olhos dele fazem você sentir uma enorme simpatia pelo sujeito. Mas o Seu Argemiro é só um dentre tantos outros senhores e senhoras que fizeram a Portela crescer. A história do cavaquinho improvisado do Seu Jair, por exemplo, é outra parte que gostei bastante.

E junte-se a tudo isso, as participações da Marisa Monte, Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Samba a dar com o pau. Coisa linda.

Nenhum comentário: