quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Sísifo do século XXI


O melhor blog de música brasileira voltou. Em 15 de Agosto desse ano, o Um que Tenha anunciou que havia recebido uma notificação do Google/Blooger dizendo que o pessoal da DMCA (Digital Millennium Copyright Act) estava encrespando com o conteúdo disponibilizado pelo blog.

Tudo não passa de mais um capítulo do trabalho (?) dessas organizações anti-"pirataria"¹.

Eu me pergunto o que passa na cabeça desse pessoal. As hipóteses são muitas, mas elenco duas aqui.

Primeiro a mais ingênua: esse pessoal da DMCA e da brasileira APCM (Associação Anti"pirataria" de Cinema e Música²) realmente acredita que pode conter o avanço da internet no que diz respeito à divulgação e compartilhamento de obras cujos direitos pertencem às grandes gravadoras e estúdios de cinema. Por isso, é legítimo continuar esse trabalho hercúleo tentando tolher todos que divulgam tais obras.

O fechamento de sites como o Um Que Tenha (que já voltou), Som Barato (que já voltou), The Pirate Bay (que embora ainda esteja sofrendo dificuldades, ainda está com o site no ar) e da comunidade Discografias (que, pasmem! também já voltou); o fechamento desses sites, eu dizia, são comemorados como vitórias contra o mal que é a "pirataria".

No Brasil, tentaram há tempos associar a "pirataria" ao crime organizado. Claro que não seria ingênuo em negar que existe sim ligação entre aquele camelô - que vende o último lançamento dos cinemas antes mesmo dele entrar oficialmente em cartaz nas salas tupiniquins - e o crime organizado. Mas daí a dizer que o sujeito que baixa esses filmes, discos, séries ou o que for, pela internet está contribuindo para o crescimento do crime organizado é de uma estupidez sem tamanho.

Enfim, eles continuam fazendo esse trabalho (?) de caça às bruxas com suas tochas e garfos de três pontas, bradando aos quatro ventos que isso é errado e blá, blá, blá.

A segunda hipótese - na qual acredito - é a seguinte: quando perceberam o quanto a Internet crescia e se tornava uma "ameaça", resolveram tomar uma atitude. "Bora fechar os sites mais populares de compartilhamento de filmes, séries e música?". Jóia. Tudo resolvido.

O fato é que quando resolveram tomar a atitude, era tarde demais. Já não dava para conter o avanço da Internet.
Um chefão de uma gravadora se pergunta: "Mas e agora? O que diabos fazemos com essa parafernália toda que nós criamos, com toda essa equipe que fica vasculhando a internet em busca dos melhores sites de filmes, dos melhores blogs de música, dos sites de legendas? Esse povo vai ficar na internet aí de bobeira, entrando no orkut e conversando no MSN, recebendo sem fazer nada?"

Um dono de estúdio cinematográfico responde: "Ah... então deixa a internet pra lá. Bora fechar a APCM e mandar todo mundo pra casa."

Os rumores tomam conta das cubículos onde os policiais virtuais trabalham, a notícia se espalha no MSN, em correntes de e-mail. "Perdemos nossa boquinha" comentam alguns; "Merda, como vou bancar a internet da minha casa e continuar baixando meus filmes?" pergunta outro. Em conversas pelo MSN, os quase-demitidos bolam uma idéia mirabolante: fechar os sites top's, os mais conhecidos, causar um frenesi geral e mostrar que ainda podem ajudar no combate à "pirataria"!

Pronto. Está justificada a caça às bruxas. Os funcionários (?) da APCM podem dormir tranquilos. O ganha-pão está garantido. É só mostrar um servicinho aqui, um fechamentozinho ali e todo mundo fica satisfeito.

Eles são o Sísifo de século XXI, fechando sites que no momento seguinte já estão abertos novamente: em outros endereços, em servidores do exterior, etc. E lá vão eles novamente, pressioar o "DEL" infinitamente. A diferença deles para Sísifo é que este fora condenado a subir com a pedra montanha acima, enquanto aqueles adotaram a pedra e se comprometaram a alimentá-la, tratá-la e rolá-la a preços módicos.

Vejam vocês: a "pirataria" beneficiando mais gente do que se imaginava! Pensem quantos desempregados surgiram com o fim da "pirataria"!?

Que bom que o UQT voltou! E que bom que esses bocós nunca vencerão. No final das contas, é meio divertido ver a ingenuidade - se é que ela existe - desse povo. É como ver seu filho metendo a mão no fogo e se queimando até que aprenda, enfim, a lição. Hume ficaria satisfeito.

1 - Pirataria entre aspas pra não entrar na discussão do que realmente significa ser pirata de acordo com a legislação brazuca.

2- Alguém me explica como APCM pode virar Associação Anti-"Pirataria" do Cinema e da Música? Ou falta um 'A' na sigla ou há uma mensagem subliminar e a verdadeira intensão é fazer dessa associação uma Associação Pirata do Cinema e da Música!

2 comentários:

JC disse...

Ok, acho que entendi. Você acha que as gravadoras, os estúdios de cinema e as autoridades deveriam deixar pra lá e cruzar os braços enquanto você baixa os produtos deles sem pagar. Parafraseando V. Sa., belezentão,!

m. reis disse...

Na verdade, não. Seria ótimo que as gravadoras pensassem em alternativas para melhorar o acesso aos seus "produtos" diminuindo os custos. Isso seria o mais sensato pra eles.

Pra mim, pouco importa se eles vão continuar nesse trabalho inútil. Eu vou continuar baixando até o fim dos dias porque eu sei que sempre vai existir quem ofereça isso.

Eu só acho divertido eles insistirem nesse trabalho absolutamente inútil ao invés de pensar, como disse, alternativas que popularizassem o acesso. Não é todo mundo que vai gastar 32,90 pra comprar um CD, ou 49,90 para comprar um DVD. Ou ainda, 1°: ter 129,90 para bancar uma assinatura de TV a Cabo e 2° esperar 3 meses para ver um episódio inédito de sua série favorita 3° com legendas de péssima qualidade. :)