sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cristóvão Colombo - O Enigma - 1.0


Cristóvão Colombo - O Enigma é um filme que transita entre o documentário e o drama. E talvez nesse fato resida o seu maior problema. Inspirado no livro "Cristóvão Colombo era português" de Manuel da Silva, o filme conta a busca de Manuel por provas de que Cristóvão Colombo teria nascido em uma cidade portuguesa chamada Cuba, e não em Gênova, Itália.

Em algumas resenhas que li, muito se diz do filme como um tentativa de resgatar o prestígio português frente ao resto do mundo; como se a busca por provas da nacionalidade portuguesa de Colombo fosse a própria busca da identidade portuguesa. Talvez essa tenha sido uma das intenções do diretor Manoel de Oliveira e talvez o filme diga mais aos portugueses do que a outro espectador. Fato é que, a mim, o filme não convenceu.

Não convenceu porque os atores são sofríveis e porque o texto também não ajuda. São inúmeros os momentos em que o personagem Manuel cita datas e mais datas para falar de determinada estátua, ou determinado evento. Tudo muito mecânico, como se fosse um garoto de 11 anos apresentando um trabalho na feira de ciências. Por exemplo, o diálogo entre Manuel e sua esposa Sílvia, a caminho da suposta cidade natal de Colombo.

Sílvia: Mas quer, então, dizer que ele [Colombo] é filho biológico de D. Fernando, primeiro duque de Beja?

Manuel: Exatamente. E de Isabel Gonçalves Zarco, dama do Passo(?) e filha do célebre judeu português, João Gonçalves Zarco, descobridor da Ilha de Porto Santo em 1418 e, no ano seguinte, da [Ilha da] Madeira.

Esse tipo de diálogo, que se repete constantemente, torna o filme um porre.

Em outro momento, o próprio Manoel de Oliveira e sua esposa interpretam Manuel e Sílvia mais velhos. Numa cena, fica vergonhosamente nítido que os dois não têm o texto na ponta da língua. Chega a ser engraçado e constrangedor, ao mesmo tempo, assistir tal canastrada.

Sem contar o final bizarro final deste documentário/drama (?). Eu ficava pensando comigo: é sério que vai acabar assim?

Manoel de Oliveira é, sem dúvidas, um dos grandes diretores ainda vivos. Com 101 anos, ele é o mais velho diretor na ativa - seu último filme saiu ano passado - e já produziu grandes filmes como a ótima biografia do Pe. Antônio Vieira: Palavra e Utopia. Mas em Cristóvão Colombo - O enigma, ele escorregou, e escorregou feio.

Um comentário:

céu disse...

Uai, mas você viu um filme e deu nota um? Como assim? Antes de terminar os primeiros trinta minutos, eu certamente já teria dormido ou desligado. hahaha