domingo, 17 de janeiro de 2010

Jean Charles (2009) - 6.0

O filme conta a história do brasileiro morto por engano pela polícia inglesa em 2005. É um filme simples que aproveitou um acontecimento ótimo para ser transformado em filme.

O sempre competente Selton Mello interpreta o jovem Jean Charles, um entre tantos brasileiros que emigram em busca de melhores oportunidades. Diante de espectador, um Jean Charles amigo, preocupado com todos a sua volta. Um cara boa praça que ajuda a recém chegada Vivian (Vanessa Giácomo) a se estabelecer em Londres, que evita a demissão de um dos seus companheiros de trabalho, que dá suporte para o amigo Alex (Luís Miranda). Essa imagem de um Jean Charles camarada funciona como um artifício para aumentar a indignação com o seu assassinato.

Embora Selton Melo seja, em teoria, o protagonista de Jean Charles, quem rouba a cena é Luís Miranda no papel do amigo Alex. O ponto alto do filme é o momento em que Alex, Vivian e Patrícia (prima de Jean, vivída por ela mesma) vão à Polícia identificar o corpo de Jean. Miranda consegue transita entre a indignação, o desespero e a tristeza de alguém estranho, numa país estranho e com um idioma estranho. Não sei se corresponde à historia real, mas no filme o personagem Alex ganha tal força que se transforma numa espécie de mediador na conversa entre a família de Jean Charles e as autoridades britânicas.

Ainda que não seja um primor cinematográfico, o filme vale para registrar o absurdo que foi a morte de Jean Charles. Absurdo, aliás, que continua com a condecoração da policial que comandou a operação que resultou na morte do brasileiro.

2 comentários:

.Marcelly disse...

Irei assistir só por causa do Selton...

gisele_muller disse...

Ainda não assisti mas estou curiosa!

Quero ver se aproveito esse final de semana de carnaval pra ver uns filmes... esse inclusive.