domingo, 17 de janeiro de 2010

Jean Charles (2009) - 6.0

O filme conta a história do brasileiro morto por engano pela polícia inglesa em 2005. É um filme simples que aproveitou um acontecimento ótimo para ser transformado em filme.

O sempre competente Selton Mello interpreta o jovem Jean Charles, um entre tantos brasileiros que emigram em busca de melhores oportunidades. Diante de espectador, um Jean Charles amigo, preocupado com todos a sua volta. Um cara boa praça que ajuda a recém chegada Vivian (Vanessa Giácomo) a se estabelecer em Londres, que evita a demissão de um dos seus companheiros de trabalho, que dá suporte para o amigo Alex (Luís Miranda). Essa imagem de um Jean Charles camarada funciona como um artifício para aumentar a indignação com o seu assassinato.

Embora Selton Melo seja, em teoria, o protagonista de Jean Charles, quem rouba a cena é Luís Miranda no papel do amigo Alex. O ponto alto do filme é o momento em que Alex, Vivian e Patrícia (prima de Jean, vivída por ela mesma) vão à Polícia identificar o corpo de Jean. Miranda consegue transita entre a indignação, o desespero e a tristeza de alguém estranho, numa país estranho e com um idioma estranho. Não sei se corresponde à historia real, mas no filme o personagem Alex ganha tal força que se transforma numa espécie de mediador na conversa entre a família de Jean Charles e as autoridades britânicas.

Ainda que não seja um primor cinematográfico, o filme vale para registrar o absurdo que foi a morte de Jean Charles. Absurdo, aliás, que continua com a condecoração da policial que comandou a operação que resultou na morte do brasileiro.

2 comentários:

.Marcelly disse...

Irei assistir só por causa do Selton...

Unknown disse...

Ainda não assisti mas estou curiosa!

Quero ver se aproveito esse final de semana de carnaval pra ver uns filmes... esse inclusive.